segunda-feira, 9 de abril de 2012

EJA -2012- AFINAL, A ARTE TEM VALOR?

O Artista:
Edvard Munch nasceu em 1863 e morreu em 1944. “Não devemos pintar interiores com pessoas lendo e mulheres tricotando; devemos pintar pessoas que vivem, respiram, sofrem e amam”. Dessa forma Munch retratava o ser humano, vendo-os por dentro, representando seus sentimentos, propondo cenas de medo e angústia. Sofria com crises nervosas e depressão, mas isso não o impediu de se tornar um artista genial.

Você sabia que O Grito foi queimado em sinal de protesto?
Munch pintou várias versões para a mesma obra.
O Grito tem nada mais nada menos do que 50 versões.
Essa imagem já foi utilizada em campanhas anti-aborto, em camisetas, anúncios e pôsteres sempre com o intuito de despertar uma reflexão sobre o verdadeiro valor da vida.
Realmente, essa obra mexe com nossos sentimentos
O Grito de Munch traduz o grito da natureza humana, um horizonte conturbado por uma das maiores e mais antigas sensações humanas: o medo.

Para Edvard Munch, a arte não devia representar o mundo das aparências, e sim o mundo interior das pessoas. A paisagem natural é substituída por uma paisagem interior que mais parecia um turbilhão de emoções como podemos observar em sua obra “O Grito”.

Expressionismo: a emoção à flor da pele!

Essa forma de pintar era a marca registrada dos pintores expressionistas, que se inspiraram nas obras de Vincent Van Gogh (1853–1890).
Munch foi um dos fundadores do movimento expressionista. Todos eles tinham em comum a preocupação com a vida humana. Mas, afinal, o que é Expressionismo?

O expressionismo

Movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.

Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. De fato, a noção do expressionismo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm ('A Tempestade'), marcando uma oposição clara ao impressionismo francês.

Expressionismo no Brasil

Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. 

Anita Malfatti

–Anita Catarina Malfatti - 1889-1964 Artista que introduziu as vanguardas européias em território brasileiro.
Retratou em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.

Lasar Segall -
é considerado o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.

Lasar Segall -

É considerado o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.


Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). 

Osvaldo Goeldi nasceu no 31/10/1895 na cidade do Rio de Janeiro e faleceu no dia 16/02/1961 em sua cidade natal. Ele foi professor, gravador, ilustrador e um excelente desenhista brasileiro. Com apenas um aninho saiu de sua cidade natal com sua família indo morar em Belém no Pará onde viveu até 1905 quando foi para Berna na Suíça.
Filho do cientista suíço Emilio Augusto Goeldi.


Nélson Rodrigues

As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.

http://www.brasilescola.com/artes/expressionismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
http://www.pitoresco.com/brasil/anita/anita.htm
http://cultura.culturamix.com/arte/osvaldo-goeldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário