sexta-feira, 20 de maio de 2011

Trabalhar com projetos

Na atual conjuntura educacional, onde o aluno não deve ser visto como ser passivo e sim como sujeito ativo, onde ele também faz parte do processo e o professor recebe um papel muito importante que é o de mediação, percebe-se que trabalhar com projetos auxilia esse aluno nessa nova perspectiva, pois ele aprende participando, adotando atitudes diante das situações, averiguando, estabelecendo novas considerações e informações, e escolhendo soluções adequadas para cada tipo de problematização. Assim, o ensino através de projetos de trabalho na escola ou fora dela, enfatiza o aspecto globalizador dando significados antes desconhecidos. Nessa perspectiva o professor- educador introduz através da mediação, novas orientações propiciando descobertas de novos caminhos, norteando os alunos na compreensão dos significados, onde são possibilitados a fazer análise global da realidade. Isso faz com que o aluno (re)elabore os seus próprios procedimentos e conceitos com mais entusiasmo, pois ele não recebeu o conteúdo pronto.
Outro fator importante é que trabalhar projeto com mediação conduz o aluno a não trabalhar sozinho, fazendo com que ele tenha noção de participação coletiva, onde o que vai prevalecer não é a ideia do professor ou a sua ideia, mas o consenso de um determinado grupo, após pesquisas, análises, estudos e o (re)elaboração, quando for necessário.
Dentro desse contexto, o ambiente escolar torna-se um local onde todos atuam com criatividade e responsabilidade, discutindo, realizando e avaliando as atividades e posturas educacionais.

Eliane Rodrigues, 20/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário